Quinta-feira, 8 de Março de 2007

Caminho de Emaús 2007


"Escutismo, esta aposta
Grande sonho de B.P
O Oeste a nossa costa
Servir o outro sem porquê"


 


    Mais uma vez, lá partimos nós à aventura! Era sexta-feira e estávamos a rumar para Salir do Porto, mais propriamente para o Centro Escutista do Oeste. É sempre bom partir de mochila às costas, montar tendas...poder respirar bem fundo todo aquele ar puro! É tão bom poder rever caras que já não víamos há muito tempo... mas também as outras que estão mais presentes. É bom montar tenda e saber que vamos partilhar um fim-de-semana com outros irmãos caminheiros que partilham um mesmo ideal.
    Foi nesse fim de dia de trabalho ou de aulas que montámos as nossas tendas, ou melhor, os nossos hotéis ambulantes! Depois disso, a Rita das Caldas começou a chamar por nós para entrarmos nos tradicionais jogos de “quebra gelo”!  Sabe sempre bem cantar e saltar o famoso “saltipok”! Após o gelo quebrado foi tempo de relembrar que estamos no ano de Centenário do Escutismo e por isso vimos um filme sobre o primeiro acampamento de escuteiros na ilha de Brownsea, com o nosso querido fundador Baden-Powell. Depois de tudo isto foi tempo para uns de confraternizar e para outros de ir dormir porque a noite já ia longa e o dia seguinte seria exigente. Nasce o sol e com ele ouve-se o apito do chefe... estava na altura de acordar! Alvorada! Depois do pequeno almoço, tivemos uma palestra com três militares da GNR, sobre protecção do meio ambiente.  É sempre bom ter presente e pôr em pratica a lei: ”O escuta protege as plantas e os animais”. Daí ganhámos forças para irmos o Serviço que nos ocuparia o dia todo: limpar a mata que pertence ao CEO. Foi uma tarefa árdua e muito cansativa mas sempre feita com alegria, própria de quem serve! O trabalho não ficou todo acabado mas creio que valeu a pena o esforço!

Ainda no sábado à noite tivemos o nosso Fogo de Concelho sempre animado e no Domingo de manha fomos até à praia para, em conjunto com os escuteiros marítimos fazermos actividades náuticas. Pior foi mesmo quando começou a chover. Quem estava dentro de água não estranhou...mas quem estava nos jogos de praia ficou com a manhã estragada.... Mas é na adversidade que um escuteiro deve ser exemplar e por isso não desanimámos.

Já depois de estarmos em campo e fardados, celebrámos a Eucaristia e desta forma terminámos mais um Caminho de Emaús, desta feita com uns tímidos raios de sol! Para o ano há mais! Foi com orgulho e alegria que deixámos para trás o CEO "um pouco melhor do que o encontrámos". Cem anos de escutismo deixam hoje em nós marcas muito profundas que nos fazem sorrir e acreditar que ser Homem Novo será sempre o nosso ideal de vida! Partimos com um sentido de fraternidade e com a consciência de que somos cerca de 28 milhões... Dá que pensar, não dá?

 

sinto-me:
publicado por 379 às 17:32

link do post | favorito
De João Polónia a 30 de Setembro de 2008 às 00:59
Novo Ano Escutista, Novo Site =)

http://www.909.jimdo.com visitem

Canhota Amiga,

Panda Digital
909 Alfeizerão
Clã 83

Comentar:
De
 
Nome

Url

Email

Guardar Dados?

Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



Copiar caracteres

 


.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Março 2007

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
15
16
17
18
19
21
22
23
24
25
27
28
29
30
31

.posts recentes

. PEGADAS NA AREIA

. ser escuteiro é...

. Meditação para o "mundo c...

. Meditação para o "mundo c...

. O Bom da vida de Escuteir...

. Caminho de Emaús 2007

. ...

.arquivos

. Março 2007

.links

blogs SAPO

.subscrever feeds